No dia 12 de fevereiro, o idealizador e fundador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), José Mariano da Rocha Filho, completaria cem anos. Em reconhecimento ao médico e educador que contribuiu para o desenvolvimento da educação, uma comissão formada por servidores da UFSM, alunos e familiares de Mariano da Rocha prepara um ano cheio de homenagens.
Por enquanto, a única atividade confirmada é um culto ecumênico, ao lado do Planetário, no dia do aniversário. Mas, em cada um dos meses deste ano, um evento marcará o centenário do educador.
- Graças ao trabalho e à dedicação do doutor Mariano, a universidade nasceu e cresceu. É preciso homenagear o centenário da principal personalidade da UFSM - afirma Burmann.
Homenagens o ano todo
A filha de Mariano da Rocha, Eugênia Maria Mariano da Rocha Barichello, que é professora na UFSM, explica que o carro-chefe da homenagem será um portal, que será abastecido ao longo do ano com a biografia do educador, além de obras, publicações, vídeos e áudios.
- Vamos resgatar a história, mostrar a importância dele para o desenvolvimento da educação no país - explica Eugênia.
José Mariano da Rocha Filho fundou a UFSM em 1960, fazendo dela a primeira instituição pública de ensino superior situada fora do eixo das capitais dos Estados do Brasil.
"